1. Para começar, conte um pouco da sua trajetória: como surgiu a ideia de criar a marca Mr. Rice?
Marcus Vinícius Pereira de Carvalho, 36 anos, advogado há 13 anos e trabalho no ramo jurídico há 20 anos.
A carreira jurídica me trouxe muito conhecimento diverso e uma bagagem de vida e de como a sociedade evolui a cada ano. Com isso, percebi que o dia a dia Brasileiro ainda está aquém do dia a dia do Europeu e do norte-americano, principalmente no que diz respeito à saúde.
Eu, pessoalmente, tenho intolerância a alguns alimentos, principalmente à aveia.

Então, decidi juntar tudo: Minha intolerância, minha necessidade em uma boa alimentação para cuidar da minha saúde e a criatividade de outros povos em se alimentar bem e de forma prazerosa e prática.
Daí então a ideia em criar o Primeiro Creme de Arroz Instantâneo do Brasil.
2. O Mr. Rice é apresentado como o primeiro creme de arroz do Brasil. O que exatamente diferencia o produto de outros já existentes no mercado?
Primeiramente, antes de nós não existia Creme de Arroz Brasileiro. Pelo menos não como o nosso é.
Já houve uma ou outra marca que trazia um produto parecido, porém sempre com adição de alergênicos, como açúcar, amido de milho, lactose, glúten, etc…
A Mr. Rice trouxe o verdadeiro Creme de ARROZ. Nosso produto é arroz feito de uma forma diferente, e melhor, não possui nem ao menos Contaminação Cruzada, que é quando se utiliza de um equipamento para produzir seu produto que também é utilizado para produzir outros produtos que possuam alergênicos, e isso, mesmo após a devida limpeza, leva partículas de alergênicos para onde não deveria ter, e para o intolerante já é o suficiente para trazer desconforto. Em equipamento de creme de arroz. Em equipamento de Creme de Arroz Mr. Rice só se produz Creme de Arroz Mr. Rice.

Toda e qualquer pessoa que possa consumir Arroz, pode consumir nosso Creme de Arroz. Crianças já na primeira alimentação, ou seja, a partir de 01 ano de idade, até idosos enfermos internados em hospitais.
Se há arroz cozido, papinha de arroz e etc, em sua dieta, pode e deve haver Mr. Rice!
Nosso produto é livre de todos os principais alergênicos que atualmente trazem desconfortos à saúde do brasileiro. Glúten, lactose, açúcar, soja, gordura trans e etc.
Unido à pureza de nosso produto, há um mix de vitaminas e minerais importados que utilizamos, como vitamina A, B1, B2, B3, B9, B6, Cálcio, Ferro, que atingem até 30% da dose diária recomendada, em apenas uma dose de Mr. Rice.
As diferenças não param apenas em nossa tabela nutricional e a preocupação que temos com a qualidade de nossos ingredientes.

O Creme de Arroz Instantâneo Mr. Rice é feito em apenas 2 minutos no fogo baixo ou 1 minuto e 30 segundos no microondas, ou seja, extremamente prático e fácil de ser preparado.
Há também a versatilidade de se alimentar do Creme Doce ou Salgado!
Hoje a Mr. Rice tem três sabores: Chocolate, Morango e Natural. Chocolate e Morango são doces, na medida certa para você fazer seu mingau, adicionando frutas, whey protein, pasta de amendoim e etc, sem ficar enjoativo. E o sabor Natural tem o sabor de Arroz, para você prepará-lo como sua criatividade permitir, inclusive salgado, que é a forma que eu mais consumo, inclusive. Temperando o sabor Natural como tempero meu Arroz comum eu tenho um Purê de Arroz, com a consistência de um purê de batatas, pronto em apenas 2 minutos, que posso comer com um filé de frango, carnes e peixes, tendo uma refeição completa de almoço ou jantar em pouquíssimo tempo.
Ou seja, a Mr. Rice trouxe um produto inovador e extremamente rico, nutritivo, prático e versátil para todas as idades.
3. Quais foram os maiores desafios para transformar uma ideia em um produto viável e escalável?
Principalmente com relação à matéria prima.
Não há no Brasil matéria-prima como a nossa.
Nós desenvolvemos nossa própria farinha de arroz, base de nosso produto, para que ela seja consumida como creme, balanceando textura, sabor e principalmente qualidade, sem “sujar” nosso produto com alérgenos ou contaminação cruzada.
Não foi fácil. Só o desenvolvimento do nosso Creme de Arroz Instantâneo demorou 2 anos para ser concluído. Eu e meu Sócio Victor Hugo Neves sofremos bastante para conseguir criar da forma que o produto existe hoje.
Quaisquer produtos que surgiram após o nosso são apenas farinha de arroz comum, igualzinha àquela que você encontra no mercado do bairro, que é utilizada para pães, bolos e até mesmo rações.
Comumente, após a criação da Mr. Rice, você encontra algumas marcas vendendo a farinha de arroz, sem a riqueza de desenvolvimento e ingredientes de nosso produto e com a adição de alergênicos. Você consegue verificar esta informação na parte de trás das embalagens, que constam “Pode conter aveia, centeio, ovo, soja, oleaginosas e etc”. Isso significa que sua farinha de bolo pode ter contaminação cruzada com estes ingredientes, tornando-a inconsumível para pessoas que possuem quaisquer alergias ou intolerâncias alimentares, algo que não acontece com o nosso Creme.
4. O público consumidor mudou muito nos últimos anos, buscando alimentos mais saudáveis e funcionais. Como você enxerga o papel do creme de arroz nesse novo comportamento alimentar?
Além do público estar buscando alimentos mais saudáveis e funcionais, ele está mais inteligente.
Há poucos anos, você encontrava pessoas comuns e até profissionais da área da saúde praticamente criminalizando o carboidrato como fonte de energia.
Com o avanço das pesquisas e dos estudos já está mais que comprovado que uma dieta balanceada, seja para ganho de massa muscular, perda de gordura, ou apenas uma questão de estilo de vida saudável sem um objetivo aplicado em beleza física, o carboidrato de qualidade é um aliado perfeito ao lado da proteína e da gordura para atingir seus objetivos.
Eu gosto de dizer que consumir carboidratos de qualidade, na quantidade correta, é o mesmo que abastecer seu carro com o combustível adequado em um posto de confiança, enquanto a Proteína é a manutenção preventiva e a gordura a direção defensiva no trânsito.
Todos trabalham em conjunto para que você saia e volte para sua casa em segurança, com saúde. Se um desses estiver desbalanceado, você pode ter problemas no “trãnsito” (risos)
O Creme de Arroz, por ser feito de um dos melhores carboidratos que o brasileiro já consome (arroz), porém feito de uma forma muito mais prática e versátil, vai auxiliar ainda mais o brasileiro a se alimentar melhor, principalmente na vida corrida que temos hoje em nosso país. Não existe outro carboidrato tão saudável que fique pronto em apenas 2 minutos no fogo ou 1 minuto e 30 segundos no microondas.
5. Seu produto já conquistou espaço em diferentes canais de venda. Como foi o processo de inserir o Mr. Rice em mercados, academias e no e-commerce?
O mercado de venda online no Brasil cresce exponencialmente, tendo em vista a praticidade e facilidade de fazer sua compra. O que mais preocupa todos os brasileiros é a questão do frete. Nem todo o Brasil possui um frete em preço justo e prazo viável. Muitas vezes o preço chega a beirar o absurdo, assim como o prazo da entrega.
E aí que o bom lojista consegue e sempre conseguirá seu espaço com todos os consumidores. É muito mais rápido você buscar seu produto em uma loja física, não pagar a mais por frete e retirar seu produto na hora.
A Mr. Rice há quase um ano vem melhorando suas condições para os lojistas poderem adquirir e disponibilizar para seus clientes em preços iguais ou muito parecidos com os que praticamos, e vamos sempre melhorar ainda mais tais condições.
Além de um produto de qualidade muito alta, tendo em vista o padrão de nossos clientes, nossa prioridade também é o lojista.
6. Quais têm sido os principais feedbacks dos consumidores? Houve alguma história ou depoimento que te marcou?
Graças a Deus e a nosso trabalho, que só de estudo e desenvolvimento antes do lançamento durou 2 anos, os feedback são os melhores!
Posso dizer seguramente que 99% das pessoas que consomem Mr. Rice se surpreendem com a nova forma de consumir Arroz que trouxemos ao Brasil. Sempre guardo com carinho o evento que participamos com um lindo Stand Mr. Olympia Brasil 2024 que durou três dias e teve mais de 50 mil pessoas prestigiando, e de todos que provaram apenas uma moça não quis provar e torceu o nariz para nossa proposta, porém seu companheiro quis parar e provar o de chocolate, que adorou e preferiu provar todos, tendo elogiado muito e saindo rindo de alegria, pedindo para levar as degustações para a esposa pois “ela estava brava que tinha que ir embora logo, mas tinha certeza que ela ia pirar quando provasse”. Três dias depois essa moça nos chamou no Whatsapp de atendimento ao cliente perguntando se ainda havia como comprar nosso produto com o desconto da feira, pois tinha provado apenas depois de ir embora e já não poderia mais entrar novamente no evento para aproveitar a promoção.
Eu fico muito feliz que cada vez mais pessoas estejam provando nosso Creme de Arroz e se surpreendendo com a facilidade que trouxemos para que a alimentação seja cada vez mais saudável e prática para todos.
7. O setor de alimentação saudável cresce em ritmo acelerado no Brasil. Como você enxerga a concorrência e a oportunidade para marcas inovadoras como a sua?
A concorrência sempre é boa. Como advogado de formação e com 20 anos de experiência no setor Jurídico, eu quero concorrência. É bom para o consumidor, que cada vez mais consome produtos de qualidade e com preço justo, e para a empresa também, pois fomenta em nós a necessidade ainda maior de criar inovações e trazer soluções para que a coisa continue sustentável.
Temos tranquilidade pois a Mr. Rice foi a primeira, e outras que já surgiram se espelhando em nós ainda não conseguiram trazer a mesma qualidade que temos. E quando trouxerem já estarão atrasadas mais uma vez. Viemos para ficar e seremos referência, com muito prazer.
8. O que a marca Mr. Rice simboliza para você pessoalmente? É apenas um negócio ou também um projeto de vida?
É um projeto de vida. A vida jurídica é cansativa. Com apenas 36 anos, mas há 20 no meio, minha saúde mental estava se esvaindo cada vez mais rápido, e eu precisava de algo que me trouxesse prazer em pesquisar, criar, buscar, mostrar, entende? Com a Mr. Rice a cabeça voltou a funcionar, e a necessidade de medicação para estresse, depressão, etc, não existiu.
Amo o ramo jurídico, mas às vezes a vida é sobre fazer o que precisa ser feito, e eu sei que hoje o que eu preciso fazer é trazer qualidade de vida para o Brasileiro, mesmo que isso seja a difícil missão de mostrar para ele que existe mais de uma forma de se consumir o produto mais consumido por nosso povo, que é o Arroz.
9. Hoje vocês estão no Instagram (@mr.ricecream) e no site oficial. Como tem sido a importância das redes sociais na construção da identidade e na aproximação com o público?
As redes sociais nos aproximam ainda mais dos nossos clientes e seguidores. Lá conversamos diariamente com muitos deles, ouvindo feedbacks, pedidos de parcerias, cupons de descontos, rs.
É nossa orientação: Nosso seguidor não é apenas nosso cliente. É um amigo que não vemos pessoalmente, é uma pessoa que precisa ser ouvida e não podemos deixá-la esperando! Quem já precisou de nós e nos chamou em nosso Instagram, TikTok ou Whatsapp sabe que não demoramos para responder e respondemos a qualquer dia, inclusive domingos e feriados.
É muito importante para nós a proximidade que as redes sociais nos dão com eles.
10. Quais são os próximos passos? Podemos esperar novos sabores, linhas de produtos ou até a internacionalização da marca?
Ainda não posso falar muito, mas temos novidades para todos muito em breve, e essas novidades não param apenas em novos sabores doces e salgados ou em novos produtos que traremos.
O que hoje já posso dizer é que estamos preparando a mudança do nosso Centro de Distribuição, a fim de melhorar valor de frete e tempo de entrega para todos nossos clientes e também nossos parceiros lojistas! É um investimento grande, porém não precisamos fazer tanto suspense, pois esta novidade vai melhorar ainda mais nossa relação com todos.
Referente à internacionalização da marca, já recebemos muita procura de países da América do Sul, como Bolívia, Argentina, Uruguai, Paraguai, bem como um interesse grande de um Distribuidor norte-americano, e também da Ásia, grande consumidora de arroz. Porém ainda estamos em conversas para viabilizar toda a questão legal e tributária, então não é algo para já. Nossa prioridade ainda é o mercado brasileiro. Somos daqui, criamos aqui e queremos que o nosso povo possa usufruir do que desenvolvemos.
11. Para quem sonha em empreender no setor alimentício, qual conselho você deixaria?
Não tenha medo, mas também não seja irracional.
Empreender no Brasil, seja no setor alimentício ou em outro, como eu que ainda empreendo no setor jurídico, é difícil. Ser legal é o mais importante, e custa alto. Você reduz muito seu lucro, que é o que põe a refeição no seu prato, mas você dorme tranquilo, ao mesmo tempo que sonha com os pagamentos que precisa fazer, rs.
Empreender é ter coragem, é estar disposto a ser chamado de louco, ou até mesmo de te politizaram, graças à polarização que temos hoje no País. Mas empreender te deixa livre e te faz depender apenas de você mesmo, porém com a responsabilidade das vidas que passam a depender de seu empreendimento, sejam elas de colaboradores, clientes, familiares… enfim.
Busque auxílio jurídico para seu empreendimento. Muitas empresas fecham, principalmente nos primeiros 4 anos, por falta de conhecimento técnico das leis.
Caso precise de uma sociedade, procure conhecer bem seu sócio ou sócia. Dinheiro para investir em sua empresa enche os olhos, porém uma sociedade mal feita, com pessoas de má índole, pode colocar tudo a perder. Não tenha pressa, mas também não perca tempo!